Buscar
  • Dr. Victor Coelho

Tudo que você precisa saber sobre Cinomose!


A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus.


Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o protocolo obrigatório de vacinação (filhotes), ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8 ou V10).


Na fase inicial da doença, um sintoma bastante comum é a diarreia seguido alterações no sistema respiratório, sendo observadas secreções normalmente amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos. Em fases mais tardias da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa ter andar desorientado e tremores musculares podem evoluir para crises de convulsões. Um cão infectado elimina o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular) até 90 dias após exposição ao vírus, portanto importante evitar seu contato com outros cachorros durante o período em que estiver doente.


A infecção pode acontecer também, quando passeamos com nosso Pet em locais pelos quais passaram animais doentes que eliminaram o vírus na rua, em parques ou outros locais públicos.


Como não existem medicações antivirais eficazes para combater a doença, o tratamento consiste em tratar os sintomas causado nos diferentes sistemas, com antibióticos, fluidoterapias para corrigir a desidratação causada pela diarreia, anticonvulsivos e suplementos nutricionais para melhorar a resposta imunológica do paciente para combater o vírus. Diagnóstico deve ser feito por um Médico Veterinário, somente ele irá avaliar os sinais clínicos e realizar exames laboratoriais para confirmar a presença da doença.


Para prevenção da Cinomose basta realizar a vacinação anual do seu cachorro, no caso dos filhotes, devem receber de três a quatro doses da vacina múltipla a partir de 45 dias de vida, com intervalos de 21 a 30 dias entre as aplicações. Apenas depois da ultima dose seu sistema imunológico estará apto a combater o vírus caso haja contato com ele, sendo então liberados para passeios e idas ao Pet Shop para banho e tosas.


Me coloco a disposição para maiores informações ou dúvidas.


Dr. Victor Coelho

0 visualização

Av. Casa Verde, 2858  

Casa Verde / SP

(11) 96732-8367