Buscar
  • Dr. Victor Coelho

LEISHMANIOSE CANINA

Atualizado: Out 27


Vocês sabem o que é Leishmaniose Canina?

É uma doença causada pelo protozoário Leishmania Infantum, se trata de uma zoonose ou seja pode ser transmitidas para os seres humanos além de infectar outros animais como gatos, raposas e roedores. A transmissão é feita através da picada de um inseto (fletótomo) infectado, embora também possa ser transmitida por transfusões sanguíneas, contato direto ou por via venérea.

Os sintomas mais comuns são aumento de volume dos gânglios linfáticos, crescimento exagerado das unhas, perda de pelo, úlcera e descamação da pele, emagrecimento, atrofia muscular, hemorragias nasais, anemia e alterações nos rins, fígados e articulações. No entanto, o cão pode ser portador da doença sem manifestar sintomas.

Existem regiões já consideradas endêmicas em nosso país como: norte, nordeste, centro oeste, porém o número de casos vem aumentando no sudeste e sul do nosso país e muitos casos positivos no interior do nosso estado como Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente e casos confirmados em regiões mais próximas da cidade de São Paulo como, Cotia, Embu das Artes e Caieiras.

Apesar da Leishmaniose já ter tratamento ela não cura a doença, mas estabilizam-na a carga parasitária, podendo haver recaída da imunidade do animal e doença voltar a se manifestar.

O diagnóstico é feito baseado na sintomatologia clínica do paciente junto ao diagnóstico laboratorial feito através de amostra sanguíneo, punção do linfonodo ou medula óssea para detectar a presença do protozoário.

Métodos de prevenção consiste em vacinação, uso de repelentes tópicos ou coleira contra ectoparasitas.

Todo cuidado é pouco estamos lidando com uma doença de importância voltada não somente aos animais como também da população humana.

Qualquer dúvida me coloco a disposição para quaisquer esclarecimentos.


4 visualizações

Av. Casa Verde, 2858  

Casa Verde / SP

(11) 96732-8367